• Eixo 1 - Formação de Jovens

    O eixo 1 do PO CH engloba diversos percursos de nível básico e secundário de educação, caracterizados pela sua componente prática em sala e em contexto de trabalho. Com uma forte ligação ao tecido empresarial, possibilitam aos formandos adquirir os conhecimentos necessários para uma carreira profissional  especializada, sem prejuízo de poderem igualmente prosseguir estudos, nomeadamente no Ensino Superior.

    – Cursos Vocacionais de nível básico                       
    – Outros cursos de nível básico (Ensino Artístico especializado)                      
    – Cursos Vocacionais de nível secundário (ISCED 3)   
    – Cursos Profissionais de dupla certificação e nível secundário                    
    – Apoios específicos de ação social escolar (manuais escolares)                     
    – Qualificação da intervenção precoce na infância e na educação especial       

  • Eixo 2 - Formação Superior e Avançada

    O eixo 2 do PO CH visa aumentar a proporção da população com o ensino superior ou equivalente, através de uma formação com uma componente geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, no quadro dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), do financiamento de bolsas de estudo no ensino superior, bem como de doutoramento e pós doutoramento. Engloba ainda a formação pedagógica de docentes do ensino superior. 

    – Apoios a estudantes do ensino superior através de bolsas para alunos carenciados e de empréstimos.
    – Cursos técnicos superiores profissionais (TeSP)                    
    – Programas de doutoramento e bolsas de pós-doutoramento               
    – Programas de formação pedagógica de docentes do ensino superior

  • Eixo 3 - Aprendizagem ao Longo da Vida

    O Eixo 3 do PO CH visa aumentar a qualificação ao longo da vida, promovendo melhores condições de empregabilidade, concentrando assim a sua prioridade de intervenção junto dos segmentos dos jovens e adultos sem ensino secundário completo e/ou sem qualificação profissional.

    – CQEP e processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)                                   
    – Cursos de aprendizagem   
    – Cursos de educação e formação de adultos (EFA)                  
    – Cursos de ensino recorrente

  • Eixo 4 - Qualidade e Inovação

    O Eixo 4 do PO CH visa a melhoria da qualidade pedagógica através de novos conteúdos decorrentes de novas exigências e de novas necessidades, das quais decorrem medidas orientadas para a atualização da formação dos atores do sistema e a implementação de mecanismos regionais de ajustamento de ofertas formativas orientadas às necessidades dos territórios e o reforço da orientação para os percursos educativos adequados ao perfil e vocação de cada aluno.

    – Intervenções específicas e inovadoras dirigidas à melhoria da qualidade e da eficiência do sistema de educação e formação de – jovens com vista à promoção do sucesso escolar       
    – Formação contínua de professores e gestores escolares                         
    – Qualificação de formadores e outros agentes de formação                    
    – Promoção da autonomia das escolas
    – Desenvolvimento dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)   
    – Ações de inovação social para experimentação e teste de novas respostas na área educativa     
    – Intervenções e atividades específicas de promoção da qualidade da gestão e de apoio à inovação e à cooperação transnacional             

  • Eixo 5 - Assistência Técnica

    O Eixo 5 destina-se a suportar um conjunto de atividades associadas à gestão, acompanhamento e controlo interno, avaliação e informação do POCH. Para tal, este Eixo prevê o desenvolvimento de um conjunto de ações diversificadas e integradas numa lógica de criação de um sistema de apoio à gestão, que lhe permita assegurar de forma eficaz e com a qualidade desejável o cumprimento dos objetivos definidos para o POCH.

    – Funcionamento das estruturas de apoio técnico à gestão do POCH
    – Desenvolvimento de ações de informação, divulgação e promoção do POCH
    – Desenvolvimento de estudos de avaliação do POCH
    – Desenvolvimento, adaptação e manutenção dos módulos do Sistema Integrado de Informação e Monitorização do POCH e dos Organismos Intermédios responsáveis pela gestão de cada uma das Medidas de intervenção
    – Desenvolvimento do Sistema centralizado de informação e indicadores para o ensino superior